sábado, 23 de fevereiro de 2008

José Afonso














Faz hoje 21 anos que morreu José Afonso. Em cima vemos parte de uma pequena biografia retirada do livro de José Niza, "Fado de Coimbra II", da colecção "Um Século de Fado" da Ediclube, saída em 1999.


Duas fotos do grupo da TAUC em 28-2-1957, enviadas por António Nascimento:
Os instrumentistas são Manuel Pepe (v), António Portugal (g), Jorge Godinho (g) e Levy Baptista (v).
Na primeira canta Augusto Camacho na de baixo canta Lacerda e Megre.
Perante a dúvida se seria de facto Lacerda e Megre, José Henrique Dias esclareceu-me com o texto que se segue:
É o velho Lacerda e Megre (pai). Era desconhecido, quando apareceu na SÉ Velha a cantar na Serenata das Bodas de Diamante do Orfeon, em 1955. Grupo do Portugal, J. Godinho, Levy Baptista, Manuel Pepe; cantámos JHDias, Fernando Rolim, Higino Casquilho e Lacerda e Megre, que foi um estrondoso sucesso.

Mais uma vez a apresentação do novo trabalho discográfico do grupo "Coimbra". Diário de Coimbra de ontem, no suplemento Fim-de-Semana.
Mas mais uma vez há troca de nomes: Agora João Farinha passou a ser Ricardo Dias e vice-versa.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

António Nascimento enviou-me esta foto com os instrumentistas do grupo de Guitarra e Canto de Coimbra da TAUC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra), na época de 1961/62.
Da esquerda para a direita podemos ver: Humberto Matias (v), Ernesto Melo (g), Eduardo Melo (g) e Durval Moreirinhas (v).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008











Ainda a viagem do Coro dos Antigos Orfeonistas ao Japão, Viena e Bratislava, em Outubro de 2007. Fotos de Francisco Macedo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Jorge Godinho na Casa da Ponte

Segundo informações de José Henrique Dias, os fotografados são:
Sentados: Levy Baptista, Casimiro, Jorge Godinho, Edgar Ambrósio Neto (irmão do Rui Neto, que cantava e se formou em engenharia no Porto). O Edgar, era da Ras-Teparta, formou-se em Medicina e faleceu muito novo.
De pé: Mário Medeiros, médico, que viveu no Palácio da Loucura, José Henrique Dias, um fulano de que não lembro o nome, mas nada tinha com os fados, o casal de brasileiros que ofereceu a ceia e o Jardim Fernandes, médico, madeirense, irmão do actual deputado socialista ao Parlamento europeu, Emanuel Jardim Fernandes.
A data da foto é de 15-2-1955, tinha Jorge Godinho 17 anos.
Foto enviada por Ana Maria Lopes.

Dois amigos, André Miguel Boita e João Paulo Sousa enviaram-me o mail que se segue com um link sobre Carlos Paredes.
No passado dia 16 de Fevereiro, Carlos Paredes se fosse vivo teria feito 83 anos.
A Antena 2 assinalou a data, dedicando a edição do programa Além Tempo ao próprio.
Pode ser ouvido em "Além Tempo"

Novamente o lançamento do CD do "Grupo de Fados Coimbra". Diário as Beiras de hoje, com texto de Raquel Mesquita.


No passado fim de semana, 16 e 17 de Fevereiro procedeu-se à gravação do novo CD " CANTAR COIMBRA II". Este CD foi gravado com a Orquestra Clássica do Centro e a colaboração do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, para poder ser lançado aquando da inauguração do Pavilhão Centro de Portugal como sede da OCC.
Lembramos que o primeiro CD da OCC "Cantar Coimbra", foi lançado em 2004 numa gravação ao vivo no Convento de S. Francisco. A incidência das obras contidas neste último CD continua a ser a temática da Canção de Coimbra observada por uma vertente coral, instrumental e solística, com integração na orquestra da Guitarra Portuguesa.
Maria Emília Martins







Homenagem a Luiz Goes na Escola Profissional de Teatro de Cascais no dia 13 de Fevereiro de 2008
No Auditório Zita Duarte, Carlos Carranca deu uma aula sobre a vida de uma das maiores referências da cultura de Coimbra, Luiz Goes.
Aqui se mostram alguns desses momentos.

Raquel Cabral - Aluna da Escola da Profissional de Teatro de Cascais

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Mais um trabalho discográfico com a Guitarra e Canto de Coimbra, que foi ontem lançado no àCapella. Diário de Coimbra de hoje, com um texto de Carina Valério.
Há da parte da autora do artigo uma troca de nome dos instrumentos que cada um executa!

Jorge Godinho na Tuna


70º aniversário da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, em 25-4-1959.
Na 1ª foto, Jorge Godinho toca tambor.
Na 2ª foto, a Tuna na Via Latina.
Na primeira fila desta foto (com violas) podemos ver, da esquerda para a direita, Levy Baptista, Horácio Leitão, Jorge Tuna, Tito Mackay, em sexto Jorge Godinho seguido de David Leandro.
Na fila a seguir, com guitarra, António Portugal, em terceiro e quarto, respectivamente, Eduardo Melo e Lopes de Almeida com bandolins. À direita José Neves (?) com acordeão; de pé e de óculos escuros (sem instrumento) Mário Sacadura seguido pelo Alcides com o violino; atrás e à esquerda, José Niza.
Ficamos à espera que identifiquem mais alguns.
Podemos ainda ver à direita o Senhor Xico, figura carismática da academia de Coimbra.
Fotos enviadas por Ana Maria Lopes.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Jorge Godinho na televisão





As duas primeiras fotos dizem respeito a uma actuação para a televisão americana no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, no ano de 1959. Com Jorge Godinho estão António Portugal na guitarra e Manuel Pepe na viola. Canta Sutil Roque (?)
A terceira e a quarta referem-se à televisão portuguesa, RTP, em Junho de 1958. Aqui vemos Jorge Godinho com António Portugal (g), Manuel Pepe (v) e Levy Baptista (v). A cantar estão Sutil Roque, Sousa Pereira e José Henrique Dias. O fotógrafo Varela Pècurto está na primeira destas fotos (informação de JHDias).
A foto de baixo, foi tirada na Televisão espanhola, TVE, em Março de 1957. Aqui o quarteto instrumental é o mesmo da RTP, com Luiz Goes a cantar.
Fotos cedidas por Ana Maria Lopes.

"A Guitarra", artigo de Marrecas Ferreira, na revista quinzenal ilustrada "Brasil - Portugal", Anno I, 1 de Setembro de 1899, nº 15.
Espólio de Joaquim Pinho.

As maravilhas da tecnologia bloguística põem mais facilmente as pessoas em contacto. Um amigo recém-bloguista teve a "veleidade" de me escolher para assunto do seu blog de hoje:
http://asudoeste.blogspot.com/2008/02/ana-maria-lopes-fora-de-viver-entre-ria.html .
Ana Maria Lopes
Foi através deste Blog http://asudoeste.blogspot.com/ que fiquei a conhecer melhor Ana Maria Lopes, esposa de Jorge Godinho, que tão amavelmente se dispôs a enviar para o nosso Blog, fotos, capas de discos, textos de jornais e outros, relacionados com Jorge Godinho e inclusivamente a elaborar a sua biografia.
Está na hora de conhecer a fundo tão importante personalidade da Guitarra e Canto de Coimbra.