sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Espectáculo de lançamento do CD de Guitarra e Canto de Coimbra do Coro dos Antigos Orfeonistas. Diário as beiras de hoje, no suplemento Olá Gente. Fotos de Gonçalo Manuel Martins.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Segundos Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa. Diário de Coimbra de hoje, com texto de Ana Cláudia Pais.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Coimbra tem mais encanto na hora da despedida", slogan da famosa Balada da Despedida, de 1958, no Diário de Coimbra de hoje, com texto de Maria do Carmo Vilaça Ramos. Paulo Sousa mandou-me o artigo, em PDF, cujo formato não dá para pôr no Blog. De qualquer modo, obrigado.
Segundo me parece, o slogan desta balada foi escrito por Machado Soares! Francisco Bandeira Mateus teria escrito as duas quadras. Mas são apenas conjecturas. Certezas não tenho.

Programação da Orquestra Clássica do Centro para o mês de Outubro.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Paulo Soares (Jojó para os amigos) vai estar na Aula Magna, Lisboa, no dia 25 de Outubro, com o Quarteto ArtemSax.

SÉ VELHA

EM SERENATA

ao Carlos Couceiro


A noite – não sei porquê – fez-se distante...
Era o tempo de cantar,
do fado errante,
das torres altaneiras de luar.

António Nobre no beco da Carqueja.
Bettencourt no silêncio em desafio.
Largadas dos degraus da velha igreja,
incendiadas, as guitarras, fundem-se no rio.

Carlos Carranca

06.X.2008




Mais fotos do lançamento da biografia de Jorge Godinho, enviadas por Ana Maria Lopes.

João Martins, do grupo d'Os Verdes Anos, enviou-me o e-mail que transcrevo de seguida:
Vimos apresentar-lhe o recém criado blog dos Verdes Anos. Aqui se publicarão notícias, opiniões, e tudo que achemos interessante para o universo da Canção de Coimbra e da Guitarra Portuguesa. No último post reportamos a transmissão de um concerto para guitarra portuguesa e orquestra na radio Alemã Westdeutsh Rundfunk que seguramente será do seu interesse.
*
Os leitores deste Blog agradecem e vão deliciar-se com a vossa magnífica página. Bom trabalho!
*
A minha peça Fantasia "A Espanhola", orquestrada por meu filho Sérgio Azevedo, indicada no programa, já não vai ser tocada! Falta de verba!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Carlos Couceiro na Sé Velha com os Pardalitos do Mondego e os amigos Teotónio Xavier, António Toscano, Carlos carranca e Arménio Santos. Diário de Coimbra de hoje, com texto de Patrícia Isabel Silva e foto de Figueiredo.

domingo, 5 de outubro de 2008




















Lançamento da biografia de Jorge Godinho por Ana Maria Lopes, ontem, na Galeria de Arte Santa Clara. Louzã Henriques elogiou o homenageado, numa bonita prosa como já nos habituou. Ana Maria Lopes falou do porquê desta biografia. Antes destas palavras, Carlos Jesus e Paulo Larguesa acompanharam Mário Gomes Pais e Alcides Cruz.
Depois das palavras, actuou o grupo Raízes de Coimbra, com Octávio Sérgio, José Ourives, Alcides Freixo, Humberto Matias, Luís Filipe, Heitor Lopes e Mário Rovira. Terminou a sessão com Jorge Tuna e Durval Moreirinhas, seguidos da Balada da Despedida de 1958.





Em casa de Humberto Matias, ontem, depois do lançamento da biografia de Jorge Godinho por Ana Maria lopes. Jorge Tuna, Durval Moreirinhas, Carlos Carranca e respectivas mulheres, ouvem Elisabete Matias cantar o fado de lisboa, acompanhada pelo marido.








Carlos Couceiro foi homenageado, ontem, com uma serenata nas escadas da Sé Velha, com os Pardalitos do Mondego e o seu grupo, constituído por ele na guitarra, Teotónio Xavier, também na guitarra, António Toscano na viola e os cantores Carlos Carranca e Arménio santos.


Fernando Rolim e Humberto Matias, no dia três deste mês, em minha casa, ensaiando para dia 18, no Pavilhão Centro de Portugal.
Fotos de Isabel Azevedo.

Jorge Godinho na Tuna Académica, nos tangos, com Tito Mackay e Polybio Serra e Silva, todos à viola. No contrabaixo não sei quem está.
Foto enviada por Ana Maria Lopes.

Jorge Godinho no Diário de Aveiro, numa crónica de Naia Sardo. Página enviada por Ana Maria Lopes.