sábado, 25 de outubro de 2008







Em casa de José Mesquita, depois co concerto de Guitarra e Canto de Coimbra do dia 18. Estão Luiz Goes, Fernando Rolim, Augusto Camacho, Humberto Matias, Armando Luís de Carvalho Homem, José Mesquita e Octávio Sérgio.
Fotos de José Mesquita.

Programação da Orquestra Clássica do Centro para a segunda quinzena de Outubro.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008


Meus caros amigos, amigas, fans, amantes do Fado de Coimbra (ou da Música, se não gostarem de Fado), ou simplesmente, alguém que não tenha nada que fazer no sábado à noite:

Os Romance estão de volta!

Andávamos por aí e não andávamos... Vamos aparecendo. Mas quando aparecemos, tentamos que seja com estilo! Pois bem...

Ao Vigésimo Quinto Dia do Décimo Mês do Ano Dois Mil e Oito da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelas Vinte e Uma Horas e Trinta Minutos, se não contarmos com o "Quarto de Hora Académico", essa verdadeira Instituição Coimbrã, legado tão carinhosamente guardado, aquele que é considerado (por pelo menos cinco pessoas) o melhor Grupo de Fados da Rua Corpo de Deus e arredores, tentará pela força da música arrebatar os corações mais distraídos no Ilustre Espaço Cultural/Casa de Fado - "À Capella"!

Uma certeza daremos... nós estaremos lá! E vós, estimados amigos, amigas, fans, amantes do Fado de Coimbra (ou da Música, se não gostarem de Fado), ou simplesmente, alguém que não tenha nada que fazer no sábado à noite...?

Se isto não vos convence, ao menos que seja pela comida e bebida... (Lá se foi o estilo!)

Pois bem, temos muito gosto que apareçam... Não esqueçam! Sábado, 25 de Outubro, a partir das 21h30, na "Capella" - Coimbra.

Abraços e beijinhos,

ROMANCE

PS - Não é para guardar segredo... Contem aos amigos e espalhem a notícia! "ELES" andam aí...

António Menano com dois amigos. Foto do espólio de Joaquim Pinho.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Começaram as festas da Latada, com uma Serenata nas escadas da Sé Nova. Diário de Coimbra de hoje.

LANÇAMENTO EM SETÚBAL
Dia 7 de Novembro de 2008
18:00 horas

Biblioteca Pública Municipal de Setúbal
Av. Luísa Todi, 188
2900 Setúbal
Tel. 265 537 240
“(...) Para a contadora desta história, põe-se um problema agora: se vou contar muitos pormenores da vida desta família, vou ocupar muito espaço, o que significa mais papel e depois o leitor nos dias que correm deve estar cheiinho de pressa. Apetecia-me falar muito mais da néveda que é uma planta que dá à Ilha muito bom cheiro, mas não o vou fazer. Não resisto, no entanto, antes de mudar a narrativa para outro assunto, a colocar aqui a etimologia da palavra Calamintha. Vem do grego. Tinha que vir do grego! Kalê, belo, e minthê, hortelã. Quando D. Januário estava de apetites, até o ar em roda soltava ondas voraginosas e lascivas, lá ia satisfazer-se com Amélia que um dia lhe confessou: “Senhor D. Januário, acho que estou grávida...”(...)”

Do conto Mariana o desejo de raiz

Maria Eduarda Faria Rosa, nasceu no Capelo, Faial. Licenciada em Literaturas Modernas, variante Português e Francês, com frequência de um Mestrado em Literatura Comparada. Professora de língua Portuguesa e Literatura Infantil na Escola do Magistério Primário de Beja, de 1981 a 1985, onde fez um trabalho de recolha e divulgação de poesia e música popular alentejana. Dedica-se à música desde infância, tocando vários instrumentos musicais (bandolim, viola, flauta, etc.) e tendo criado e integrado vários conjuntos musicais. Faz parte do Grupo À Capela com José Francisco Pereira. Colaboradora em diversos jornais no Alentejo, Setúbal e nos Açores. Autora dos livros: Os trabalhos de Psique, (pintura e poesia) ed. da autora, Setúbal, 1994; A Guardadora do Tesouro e a Vara de Ouro, (romance) edições BLU, 1998; Bernarda, a peregrina do mistério, (conto) FaiAlentejo, 2001; Coração do Mar (conto), FaiAlentejo, 2006; co-autora do livro: Capelinhos: A Volcano of Synergies, Azorean Emigration to America, Portuguese Heritage Publications of California, Inc.2008. Pesquisadora e investigadora, co-responsável pelo livro-mãe “Capelo 400 anos”; livro de actas do I congresso do cante “Que modas? ...que modos?”. Comissária dos Ciclos Agostinianos realizados nos Açores. Pintora com o pseudónimo de MER, Participou em diversas exposições no distrito de Setúbal, Lisboa e no arquipélago dos Açores.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

















Conferência sobre Guitarra Portuguesa e espectáculo do Coro dos Antigos Orfeonistas, com a Orquestra Clássica do Centro e Rão Kyao, no encerramento do II Encontro Internacional de Guitarra Portuguesa.
Maestro e moderador, Virgílio Caseiro; conferencista, Torre do Valle; solistas, Nuno Silva e Crespos Couto; guitarras, Octávio Sérgio, Bruno Costa e Tiago Cunha; violas, Carlos Caiado, Luís Ferreirinha e Nuno Botelho; apresentadora, Maria Emília Martins.
Fotos de Isabel Azevedo.

Apresentação, no Casino da Figueira da Foz, do CD duplo de Guitarra e Canto de Coimbra, gravado por elementos do Coro dos Antigos Orfeonistas. Jornal O Figueirense, de 10 de Outubro de 2008.

domingo, 19 de outubro de 2008

No espectáculo de ontem, dos Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa, Gomes Alves deixou no chão do palco uma folha com o poema da canção interpretada. José Ourives reparou naquele papel, quando já o pavilhão estava quase deserto, e apressou-se a guardá-lo. Curiosamente o poema chama-se Não Sei. Ao elaborar-se o programa, pensou-se que Gomes Alves não sabia ainda o que iria cantar, dado o feitio divertido que se lhe reconhece. Não resisti a colocar aqui essa folha, para delícia dos Bloggistas. Penso que o autor não me vai levar a mal!
Foi uma interpretação magnífica, pois a sua potente e bem timbrada voz permanece intacta, para bem do Canto de Coimbra.
Parabéns, Gomes Alves. Tens que aparecer mais vezes!

Último dia dos Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa. Diário de Coimbra de hoje.

























Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa. Guitarra e Canto de Coimbra, com o Grupo Raízes de Coimbra, a acompanhar, por ordem de actuação, João Farinha, Nuno Silva, Heitor Lopes, Augusto Camacho, Fernando Rolim, Luiz Goes, João Barreiros, Gomes Alves, Mário Rovira, José Mesquita, José Miguel Baptista, Luís Alcoforado e Jorge Cravo.
O grupo Raízes de Coimbra, nas fotos, da esquerda para a direita, constituído por Humberto Matias (v), Armando Luís de Carvalho Homem (v), Octávio Sérgio (g), José Ourives (g), Alcides Freixo (g) e Luís Filipe (v).
Fotos de Isabel Azevedo.






















Rescaldo dos Encontros de Guitarra, em casa de José Mesquita, com Luiz Goes, Fernando Rolim, Augusto Camacho, Armando Luís de Carvalho Homem, Humberto Matias, Octávio Sérgio e as respectivas esposas. Cantou-se o "Fado", de Coimbra e Lisboa, este nas vozes de Humberto e Elisabete Matias.
As duas primeiras fotos são de José Mesquita.