sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


Aurelino Costa acompanhado por António Victorino de Almeida no Convento de S. Francisco, em Coimbra. Também actuaram Bruno Costa (g), Paulo Figueiredo (pn) e António Ataíde (c). Diário as Beiras de hoje, com fotos de Carlos Jorge Monteiro.

Lançamento de um livro pela Livraria Minerva. Pode ver-se uma foto do grupo de Guitarra e Canto de Coimbra, "Fadvocal", com Bernardino Gonçalves (v), Carlos Jesus (g), Aníbal Moreira (v), José Miranda (c) e José Neves (c). Diário as Beiras de hoje.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

CONCERTO ABERTO | ANTENA 2

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES
http://www.fpc.pt:80/FPCWeb/displayconteudo.do2;jsessionid=C6EA115AC3B085C5A797A8672FB1F4D5?numero=19274

16 DE JANEIRO19:00H
RECITAL DE PIANO SOLO

Johann Sebastian Bach Partita nº 1 em Si bemol
Bohuslav Martinú Teatro de Marionetas
Frédéric Chopin Estudos op. 10 nº 8 e 4
Sergey Prokofiev Sugestão Diabólica op. 4

Raul Peixoto Costa - Piano

Apoio: Fernando Rosado LDA Especialistas em pianos

Raul Peixoto Costa Piano
Nasceu na Póvoa de Varzim, a 18 de Fevereiro de 1993. Iniciou os seus estudos musicais (e de piano) aos 7 anos de idade na Escola de Música da Póvoa de Varzim sob orientação do professor Luís Amaro e posteriormente com a professora Emília Coelho.
Foi seleccionado, em Dezembro de 2004, para participar na Casa das Artes, Porto, no “Encontro de Jovens Pianistas – À Volta da Escola Russa”, promovido pela Casa da Música. Foi laureado em todos os concursos de piano em que participou, nos quais se destacam:

Em 2005:
1º Prémio e Melhor interpretação da peça portuguesa no Concurso Ibérico do Alto-Minho;
1º Prémio no Concurso Marília Rocha, em Vila do Conde.
Em 2006:
1º Prémio Ex-aequo e prémio Marília Rocha (de interpretação da obra portuguesa imposta) no Concurso Marília Rocha;
1º Prémio do Concurso interno de piano da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim.
Em 2007:
1º Prémio Ex-aequo no Concurso Ibérico do Alto Minho;
Prémio Ernestina Silva Monteiro, do Concurso Santa-Cecília, no Porto;
1º Prémio no Concurso Marília Rocha, em Vila do Conde;
1º Prémio “Com Distinção” no III Concurso São Teotónio em Coimbra.
Em 2008:
1º Prémio “com felicitações do júri” no XV Concurso Internacional para Jóvenes pianistas y Música de Câmara "Ciudad de San Sebastian", em Espanha;
1º Prémio Ex-aequo no Concurso Luso-Espanhol de Piano em Fafe;
1º Prémio no IV Concurso Nacional São Teotónio em Coimbra.
1º Prémio Ex-aequo no Concurso Internacional Cidade do Fundão

Realizou recitais nos Conservatórios de Música de Águeda, Esposende, Portimão, Vila do Conde, na Casa da Cultura de Alvaiázere e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Participou em diversos recitais como convidado do Maestro António Victorino d’Almeida. Em Abril de 2006 tocou na Casa da Música, integrado no convite à Escola de Música da Póvoa de Varzim. Em Maio de 2006, foi solista no Concerto para cravo e orquestra de Carlos Seixas na Casa da Música, integrado na Maratona Musical.
Participou também em concertos de obras de Amílcar Vasques-Dias nas localidades de Monte de Fralães e na Universidade de Évora. Em Junho de 2007, participou no Concerto de Beneficência na Casa da Música, no Porto.
Trabalhou em cursos de aperfeiçoamento com Miguel Borges Coelho e António Rosado em Vila do Conde e em masterclasses como executante com Jean-Marc Luisada, Roger Muraro, Álvaro Teixeira Lopes, Pedro Burmester, Nami Ejiri, Valentina Igoshina e Boris Berezovsky. Foi admitido na Piano-Akademie 2007 sobre direcção do Prof. Dr. Lev Natochenny em Frankfurt, Alemanha.
Foi galardoado com o Prémio de Mérito no ano lectivo 2004/2005 e igualmente em 2005/2006 pela Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Participou na RTP nas comemorações dos 250 Anos de MOZART e no Dia Mundial da Música, 2006.
Estuda, desde 2006, sob orientação do professor Álvaro Teixeira Lopes na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde, onde terminou o curso básico de piano com a classificação de 20 valores.
Raúl Peixoto Costa, filho do grande poeta e declamador Aurelino Costa. Os meus parabéns e muitos sucessos para esse magnífico filho.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Anúncio do lançamento da colectânea de Guitarra e Canto de Coimbra, um conjunto de 6 LPs, com a designação "Tempo de Coimbra". Podemos ver, na foto, da esquerda para a direita, Luiz Goes, José Mesquita, Fernando Rolim, Aurélio Reis (v), Antóvio Brojo (g), António Portugal (g) e Luís Filipe (v). Esta colectânea já foi reeditada em CD pela Valentim de Carvalho, em 1992.
Notícia do Diário Popular de 22 de Agosto de 1983. Espólio de José Mesquita.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008


Maestro Jorge Costa Pinto, num concerto em Coimbra, no Pavilhão Centro de Portugal, organizado pela Orquestra Clássica do Centro, em que esta tocou uma peça de sua autoria, Danças Portuguesas, de Carlos Paredes. O Coro dos Antigos Orfeonistas também participou neste concerto.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Deixo aqui uns links interessantes sobre Guitarra Portuguesa.
Interessantes e curiosos...
Um Americano a fazer unhas para GP com muito bom aspecto e um meio Brasileiro a tocar Guitarra Portuguesa como muito poucos.
*
Como fazer unhas
*
Manuel Marques (Recital de Guitarra Portuguesa)
*
*
Hugo Reis


NESTA HORA QUASE DE NATAL
(Eduardo Aroso)

Não é o frio que impede a leveza do corpo,
nem as trombetas de mentira
fazem desfalecer a alma.
Hoje escrevo em forma de pedido:
deixem-me só
sem palavras compradas
sem os ouvidos agredidos.
Deixem-me repousar com a natureza
e os seus penedos quietos
de recolhida beleza.
Deixem-me só
sem novos Herodes e os seus decretos.
Quero nascer
nesse leito antigo que é de sempre
para quem o souber tecer.
Retirem as cataratas orgulhosas
que foram crescendo sobre o mundo.
Quero ver a limpidez das estrelas
e anseio ver o rosto das crianças
outra vez reflectido de esperança.
Deixem-me só, que desta maneira
eu toco o coração por dentro,
tacteando sem distracções.
Eu vou pelo subtil caminho
dos anjos e das orações
Sem nada, estou mais livre
de me acrescentarem a ferida,
e caio na gruta sem arrepios.
Lá onde não há calor ou frio,
o berço de tudo é a flor da vida.
Deixem-me só.
Apenas com o sopro original,
nesta hora quase de Natal.

Eduardo Aroso nasceu em 1952, em Coimbra. Professor de Educação Musical, em cuja actividade se reparte pela didáctica da música e da composição, tendo feito, durante alguns anos, formação de professores do 1º ciclo do ensino básico. Foi regente do Coro de Professores de Coimbra e co-fundador da Academia Monteverdi e da Tertúlia do Fado de Coimbra.
Na sua actividade literária contam-se as publicações: A Poesia vai à Escola (obra adquirida pela Fundação Calouste Gulbenkian), Poemas do Arquétipo, O Olhar da Serra, Habitante Sensível, A Quinta Nau e A Guitarra Portuguesa – Aproximações Histórico-Musicais à sua Génese e Fixação em Portugal (ensaio). Incluído em: Antologia Ibero-Americana de Homenagem a Rosalía de Castro, Antologia da Bienal de Poesia de Madrid (25 nações), Homenagem a Gerardo Diego, Homenagem a Claudio Rodríguez, Álamo (Salamanca 2002 – Ciudad Europea de la Cultura) e A Jeito de Homenagem a Eugénio de Andrade (antologia incluindo mais de 200 poetas do mundo hispânico). Colaborações: Revista de Poesia Álamo (Salamanca), EL Pregonero (Madrid), S. Paulo Destaque (S. Paulo), Artes & Artes (Lisboa), Teoremas de Filosofa (Porto). Co-fundador do Gresfoz - Grupo de Estudos Figueira da Foz – 1983, Co-subscritor para a Fundação da Academia Ibero-Americana de Letras (Madrid); 1987.
Na esfera da filosofia e do pensamento português, reconhece na chamada Escola Portuense, e nos diversos círculos de discípulos ao longo do tempo, a via para uma autêntica Tradição Portuguesa que é a de ser universal. De Agostinho da Silva - com quem partilhou um intenso convívio epistolar - à companhia actual dos pensadores António Telmo, Pinharanda Gomes, Carlos Aurélio, Joaquim Domingues, até às gerações mais novas, onde se destaca Pedro Sinde, vem participando em vários encontros e publicações. Cultiva o autodidactismo como a mais salutar actividade quotidiana.