sábado, 17 de janeiro de 2009

No Palácio de Santa Helena, em Lisboa, onde funciona a Escola Superior de Educação Almeida Garrett, decorreu ontem um sarau de poesia de Miguel Torga, declamada por Maria Barroso e Carlos Carranca, que contou com a participação de alunos da Escola Almeida Garrett e da escola profissional de Teatro de Cascais.

Maria Barroso na sua singela declamação presenteou os ouvintes com vários poemas por si escolhidos

O espaço estava repleto de assistência que aplaudiu com vivacidade a actuação dos artistas, mas foi, sem dúvida, o poema a “Mãe” aquele que maior ovação ouviu pelo sentimento colocado tanto pelo escritor como pelo artista na sua evocação.

Carlos Carranca com a sua potentíssima voz fez passar várias mensagens do poeta, intercalando pequenos relatos da vida de Torga que amenizaram o ambiente.
Retirado de http://www.cyberjornal.net/

O jornal Primeiro de Janeiro de 8 de Abril de 1984 refere uma homenagem em Gaia a Adriano Correia de Oliveira.
Espólio de José Mesquita.

Artigo de Rui Pato aquando da morte de José Manuel dos Santos, no Jornal de Coimbra, de 6 de Setembro de 1989. Não vou acrescentar nada ao que Rui Pato diz pois, em poucas palavras, diz tudo de um dos grandes cantores de Coimbra, a quem tive o privilégio de ainda acompanhar.
Espólio de José Mesquita.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009














CD "COIMBRA ... enCANTO e POESIA", com Victor Silva na voz, Paulo Larguesa com Aníbal Moreira nas violas e Pedro Paredes com Carlos Jesus nas guitarras; ainda poemas declamados por Aurelino Costa integrado no Grupo de Poesia, Guitarra e Flauta, com João Moura na guitarra, Abel Gonçalves na flauta e Luís Veloso na viola.
É um disco de referência, com duas vozes de excelência, uma no canto e a outra na declamação. Os dois conjuntos instrumentais estão à medida das vozes.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Carlos Carranca na Alapraia, S. João do Estoril, acompanhado por Teotónio Xavier à guitarra e António Toscano à viola e não ao contrário, como sugere o texto. Jornal da Costa do Sol de 8-1-2009.
Jornal enviado por Alexandra Carvalho.



Cortejo da Queima das Fitas de Virgílio Ferreira, em Coimbra. Espólio de Joaquim Pinho.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009





CD do Grupo de Fados de Engenharia do Porto. Grupo ainda muito jovem mas ambicioso. Esperemos para ver a sua evolução!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Fernando Paulo Ferreira enviou-me este vídeo com Pedro Couceiro a cantar quando tinha 9 (?) anos. Está a ser acompanhado à guitarra pelo pai, Carlos Couceiro, por Frias Gonçalves e Francisco de Vasconcelos, e à viola por Carlos Figueiredo e Ferreira Alves.

Guitarra Portuguesa electrificada, da autoria de Miguel Filipe. Jornal (?) de 21-11-08, com texto de Joana Miranda e fotos de Gonçalo Lobo Pinheiro.
Oferta de Mário Rovira.




Em 23 de Novembro de 2008, deu-se notícia neste blog da atribuição do «Prémio Pedro Hispano» / 2008 ao Doutor José Vitorino de Pina Martins, lente jubilado da FL/UL, em acto que decorreu no Casino da Figueira, com actuação do Projecto «Canto Coimbra».
Em cima, retirado do Livro dos Quartanistas de Letras / Coimbra, 1945, estão a caricatura e os versos do agora laureado.

Sinopse biográfica

· N. 1924 (Arganil). [E não 1930, como pode ler-se no Diário de Coimbra, 2008/11/23].
· Licenciado em Filologia Românica pela FL/UC (1946).
· Leitor de Portugês em Universidades italianas e francesas (1947-1962).
· Assistente e depois professor da FL/UL (1962 ss.), atingindo a cátedra circa 1980. Jubilado em 1994.
· Director do Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian, Paris (1972-1984).
· «Docteur d’État» pela Universidade de Paris III [Sorbonne-la-Nouvelle] (1975).
· Presidente da Academia das Ciências de Lisboa (1995-2007).
· Estudioso da Cultura do Humanismo renascentista.
· Em jovem publicou obra poética, com o pseudónimo DUARTE DE MONTALEGRE.
*
Armando Luís de Carvalho Homem