quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Rui Moreira Lopes é um jovem escritor abrantino que vem à Biblioteca Municipal António Botto apresentar a sua primeira obra literária. O livro chama-se "Lucas Junot: o Estudante Brasileiro que cantou Coimbra - Fotobiografia" e será apresentado no próximo dia 5 de Março, no âmbito da actividade “Ler os nossos...”.
No próximo dia 5 de Março, pelas 21h30, Rui Moreira Lopes virá à Biblioteca Municipal António Botto apresentar o seu primeiro livro "Lucas Junot: o Estudante Brasileiro que cantou Coimbra – Fotobiografia". Moreira Lopes em S. Miguel do Rio Torto, Abrantes, em 1976. Em 1997 ingressou no Curso de História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra tendo terminado o Curso em 2001. Fez estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes entre Outubro de 2001 e Agosto de 2002, orientado por Eduardo Campos. Regressou a Coimbra para frequentar a Pós-graduação em Ciências Documentais (variante Arquivo), que terminou em Setembro de 2004. Desde Abril de 2005 que trabalha na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Tem sido, desde há muito tempo para cá, um amante de música e de instrumentos de Cordas, com destaque para a Guitarra de Coimbra, tocando também Viola e um pouco de Cavaquinho, este último como auto-didacta, sendo Cultor da Canção de Coimbra. Foi responsável pela criação do site de História de S. Miguel do Rio Torto (www.saomigueldoriotorto.blogspot.com), fazendo regularmente a sua manutenção. A propósito da obra que agora vem apresentar a Biblioteca, de referir que foi editada pela Câmara Municipal de Coimbra e prefaciada pelo Dr. Augusto Camacho Vieira, célebre cantor do Fado de Coimbra e ex-médico da Selecção Nacional e do "Belenenses". O livro conta a vida e obra de um dos míticos nomes do Fado de Coimbra no ano de 1920: Lucas Junot (1902 - 1968), um brasileiro (santista), filho de emigrantes portugueses no Brasil que vem terminar a escola primária em Coimbra, onde prossegue os estudos no Liceu e na Universidade. Na geração da primeira década de oiro do Fado de Coimbra é contemporâneo de nomes célebres do Fado de Coimbra: António Menano, Edmundo Bettencourt, Afonso de Sousa, Artur Paredes. Além disso, foi membro da Tuna Académica da Universidade de Coimbra no ano de 1920, com participação em famosas digressões a Espanha e ao Brasil, através deste organismo académico, tendo também legado para a posterioridade discos de 78 rotações. Terminado o curso, trabalhou em Angola, regressou, depois, ao Brasil, onde revive Coimbra nas reuniões de antigos estudantes desta cidade. Coimbra está longe, mas Lucas Junot anuncia no Brasil que antes de morrer há-de rever esta cidade. Regressou a Coimbra, em 1967, após quase 40 anos de ausência e faleceu no ano seguinte, em Santos. No entanto, o destaque principal é o facto de ser o único brasileiro que, na qualidade de estudante da Universidade de Coimbra, cantou e tocou o Fado de Coimbra. Para finalizar, a apresentação do livro ficará a cargo de Manuel Marques Inácio, professor da Universidade de Coimbra, e a apresentação do seu autor estará a cargo de Lurdes Botas, Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009







CD de Aurelino Costa (2001), com a poesia de José Régio, acompanhado por António Vitorino de Almeida ao piano nos cinco primeiros poemas, pelo trio constituído por João Moura na guitarra de Coimbra, Luís Veloso na viola e Abel Gonçalves na flauta, no poema Balada de Coimbra e pela flauta de Abel Gonçalves no último poema.
Destaco a clareza da dicção de Aurelino Costa e da emoção que coloca no poema. Magnificamente acompanhado, tanto por António Vitorino de Almeida como pelos restantes músicos.
A mistura é excepcional, não há sobreposição de nenhum elemento sobre o outro, tudo é claro.
Parabéns a todos que intervieram na sua execução. Disco a não perder!

"História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar", de Sérgio Azevedo e Luis Sepúlveda, vai ser apresentada em estreia absoluta no próximo dia 13 em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 18 horas..

Lundum da Figueira da Foz
Música: autor desconhecido
Data: 1º quartel do século XIX
Transcrição: Octávio Sérgio (2009)

Parte melódica do famosíssimo Lundum da Figueira da Foz, presente nas recolhas musicais oitocentistas de Adelino das Neves e Melo, César das Neves e Pedro Fernandes Tomás. Em algumas localidades da Beira Litoral, além de moda cantada, tinha coreografia. Em Coimbra fez furor no meio estudantil, seja em estúrdias nocturnas, seja em prostíbulos, seja em respeitáveis salões onde era tocado em versão instrumental na guitarra inglesa e na viola toeira. Do Lundum da Figueira dizia o Eça de Queirós com infinita graça que a capacidade criativa da "raça" portuguesa nele se esgotou!

A partir da década de 1860 foi caindo no esquecimento. Trata-se de uma peça em compasso 2/4 e tom de Mi Bemol Maior , de melodia francamente desinteressante, da qual se dá notícia a título de documento histórico.

António M. Nunes

Etiquetas:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Queima das Fitas 2009, em Coimbra, de novo remodelada. Diário de Coimbra de hoje.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Canção de Coimbra - Anos 80" (5) - Ano de 1989. Revista TV Guia, de 25 de Novembro de 1989 (nº 564). Arquivo de José Mesquita.

Etiquetas:

Fernando Paulo Ferreira enviou-me este vídeo gravado na década de oitenta do século passado. Nele, Paulo Soares interpreta Variações em Mi menor de Artur Paredes, acompanhado por José Rabaça na guitarra, Carlos Costa e Luís Carlos nas violas.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

ESTE MÊS DE FEVEREIRO ASSINALAMOS 22 ANOS DO DESAPARECIMENTO DE JOSÉ AFONSO. PORQUE TEIMAMOS EM PERPETUAR A SUA MEMÓRIA COMO SÍMBOLO DO QUE MELHOR SE FEZ NA MÚSICA EM PORTUGAL E COMO EXEMPLO DE CIDADANIA, VAMOS ORGANIZAR UMA PEQUENA FESTA PARA QUE TODOS CANTEMOS AS SUAS CANÇÕES.
SERÁ NO DIA 22 DE FEVEREIRO, DOMINGO, A PARTIR DAS 16,30 HORAS, NA ACADEMIA DE SANTO AMARO, EM ALCÂNTARA, LISBOA.
PELA VOZ DE ALEXANDRE CASTANHEIRA SERÃO TAMBÉM DECLAMADOS POEMAS DE JOSÉ CARLOS ARY DOS SANTOS, QUE TAMBÉM EVOCAREMOS, PASSADOS 25 ANOS DO SEU DESAPARECIMENTO REGISTADOS NO MÊS DE JANEIRO, ÚLTIMO.
MÚSICOS PARTICIPANTES:
- FRANCISCO FANHAIS;
- ROGÉRIO CHARRAZ E JOSÉ DOS SANTOS
- JORGE JORDAN
- CANTADORES DA RUSGA
O SOM ESTARÁ A CARGO DE EDUARDO QUARESMA E A LUZ PELO JOÃO LUIS.
A ENTRADA SERÁ DE 6 AMIZADES E AS RESERVAS PODEM SER FEITAS POR EMAIL OU PELOS TELEFONES: 213636637 / 913300877 / 914887468