sábado, 4 de abril de 2009

Miguel Raposo e Philippe Raposo, em Bruxelas, interpretando, numa versão livre, as "Variações em Lá menor" de Jorge Morais (Xabregas)

Miguel Raposo e Philippe Raposo, em Bruxelas, aos pés do monumento a D. Quixote de La Mancha e Sancho Pança, executando "Valsa do mês de Maio", de Eduardo Aroso.

Coro dos Antigos Orfeonistas em Bruxelas. Diário de Coimbra de hoje, com texto e fotos de Margarida Alvarinhas.





Coro dos Antigos Orfeonistas em Bruxelas. Noite inesquecível com os irmãos Raposo, Miguel (guitarra) e Philippe (viola), aos pés do monumento a D. Quixote e Sancho Pança. Tocaram desde Gonçalo Paredes a Carlos Paredes, passando pelo Xabregas, Eduardo Aroso (Valsa do mês de Maio) e duas peças minhas (Capricho em Lá e Estudo em Ré menor). Na primeira foto, está o pai dos artistas, Henrique Raposo.
São dois músicos de grande sensibilidade, com um toque suave mas virtuosístico, e com um bom timbre.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

MACA

CONVITE
Vimos por este meio convidá-lo para o lançamento do quinto número do MACA.
Sábado, dia 4 de Abril, pelas 17h, na Rua Fernandes Tomás, nº29.

Ricardo Pinto e Ana Rita Amaral
*
- MACA - Magazine de Arte de Coimbra e Afins

Coro dos Antigos Orfeonistas em Bruxelas, numa homenagem a Fausto Correia e Luís Queiró. Diário de Coimbra de hoje, com texto e foto de Margarida Alvarinhas.

Coro dos Antigos Orfeonistas em Bruxelas. Homenagens a Francisco Lucas Pires e a Fausto Correia, no Parlamento Europeu. Diário as Beiras de 2-4-09, com textos e fotos de Raquel Mesquita.

Paulo Soares

Faz hoje 42 anos que nasceu Paulo Soares (Jojó). Em cima, uma pequena biografia extraída do livro de José Niza, Fado de Coimbra II, da colecção "Um Século de Fado" da Ediclube, de 1999.
Na foto, também Manuel Gouveia Ferreira na viola.

domingo, 29 de março de 2009

Mais uma vez, no passado sábado, dia 28 de Março, o Theatro Circo de Braga foi pequeno para receber tantos aficionados do fado. Durante quase 4 horas, ninguém arredou pé para ver alguns dos melhores intérpretes da Canção Coimbrã.

A cidade de Braga mereceu um espectáculo desta qualidade. Os bracarenses aceitaram o convite e honraram os 80 artistas com o respeito e admiração pela Canção Coimbrã.

O espectáculo foi bastante diversificado nas várias vertentes deste estilo musical e superiormente apresentado por Sansão Coelho, jornalista e locutor de rádio da RDP... é uma autêntica "enciclopédia" da Canção Coimbrã.

O espectáculo teve início com o Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Custódio Montes e Dr. Gomes Alves, acompanhados pelos instrumentistas do Grupo de Fados e Serenatas da Uni. Minho. O Grupo de Fados da Associação dos Antigos Estudantes da Univ. Coimbra em Braga esteve também presente, interpretando alguns temas clássicos da Canção de Coimbra.

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Uni. Coimbra não desiludiu e à semelhança do ano passado impressionou com o seu conjunto de vozes perfeitamente coordenadas. Aproveitou esta ocasião para atribuir o título de sócio honorário a Luiz Goes, pelo seu contributo ao Fado de Coimbra.

O Grupo Serenata de Coimbra veio mais uma vez de Lisboa, para abrilhantar a noite com alguns temas que marcaram a história da Canção Coimbrã.

O Prof. Doutor Jorge Tuna, acompanhado por Durval Moreirinhas "deu uma lição" de mestria à guitarra portuguesa, interpretando 3 temas da sua autoria.

O antigo presidente da Assembleia da República: António Almeida Santos, esteve também presente e interpretou dois temas, recordando seus tempos de estudante e compositor musical.

Os anfitriões do espectáculo, o Grupo de Fados e Serenatas da Univ. Minho, encerraram a noite, com uma actuação sóbria e de uma qualidade sólida. De ano para ano, este Grupo apresenta notórias evoluções, sendo o seu objectivo tornar-se uma referência nacional na Canção Coimbrã.

Uma palavra sincera de agradecimento a todos as entidades que apoiaram a organização do espectáculo e a toda a equipa técnica do Theatro Circo que com paciência e profissionalismo esteve à altura da qualidade do espectáculo.

Para o próximo ano, os organizadores esperam poder contar novamente com o apoio de todos e voltar a proporcionar uma noite mágica aos bracarenses.
Até breve.
Sugira o CAF a um amigo(a), enviando o seu enderço para aficionadosdofado@gmail.com
Clube Aficionados do Fado do Grupo de Fados e Serenatas da Universidade do Minho
Telemóvel: 960 001 282

Caleidoscópio – RDP Antena 2 – 2009

Autor e locutor: Sérgio Azevedo

Sábados às 9:00 – a partir de 4 de Abril (Sábado)

Variações Enigma (descubra alguns compositores mal amados, inclassificáveis, ambíguos, incompreendidos, malditos, marginais, desconhecidos, azarados ou proscritos)

Variação 1. “Um lobo disfarçado de cordeiro”
Variação 2. “Velhos são os trapos”
Variação 3. “Música, música, negócios à parte”
Variação 4. “Quem o feio ama bonito lhe parece”
Variação 5. “Morrem cedo aqueles que os Deuses amam”
Variação 6. “Uma carreira em forma de yo-yo”
Variação 7. “Um bota-de-elástico revolucionário”
Variação 8. “A 1ª agulha a apontar o Norte”
Variação 9. “A força do amor”
Variação 10. “The (not so) bad boy of music”
Variação 11. “O Prokofiev dos Pobres”
Variação 12. “Uma história de faca e alguidar”
Variação 13. “88 teclas e tão poucos dedos…”

Manuel António e as suas memórias no suplemento "Fim-de-semana" do Diário de Coimbra de sexta-feira passada, com texto de Tânia Amaral e foto de Figueiredo.