sábado, 25 de abril de 2009

Recordar a revolta de Coimbra

http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=8&t=Recordar-a-revolta-de-Coimbra.rtp&article=214196

Passam 40 anos sobre o dia em que Coimbra foi invadida por forças policiais. Na origem deste incidente esteve o gesto de Alberto Martins que, durante uma visita de Américo Tomás à Universidade, interrompeu o Presidente da República para pedir a palavra em nome dos estudantes.
Reportagem de Manuel Alegre Portugal, RTP Coimbra
Enviado por Manuel Ribeiro.

Homenagem ao Eng.º Carlos Couceiro

Em Coimbra, no Penedo da Saudade, pelas 12h00 do dia 26 de Abril, domingo, será descerrada uma placa homenageando o Eng.º Carlos Couceiro, figura mítica da Associação Académica de Coimbra, cujas cores defendeu no Futebol, no Hokey em Patins e na Natação ( Saltos para a Piscina ), para além de exímio Guitarrista, distinguindo-se como intérprete de invulgar qualidade, discípulo de Flávio Rodrigues e João Bagão, mentor e entusiasta do "Porta Férrea - Grupo de Fados de Antigos Estudantes de Coimbra.
Poeta de inspiração apurada, tem já publicados vários livros de poesia, para além de se distinguir pelas suas extraordinárias qualidades humanas, sempre disponível e solidário para colaborar em acções de carácter social.
No Penedo da Saudade, para além do descerramento da placa, terá lugar o elogio do homenageado e um apontamento musical a cargo de elementos do Grupo Porta Férrea ( Eng.º Teotónio Xavier (guitarra), Dr. António Toscano (viola) e Eng.º Soares da Costa (viola) que acompanharão o Dr. Mário Veiga e o consagrado Dr. Augusto Camacho.
Segue-se, pelas 13h30, um Almoço de Confraternização, no Restaurante "Arte Y Gala" onde, depois de alguns oradores, se farão ouvir Fados e Guitarradas de Coimbra por elementos do Grupo Porta Férrea e outros que estiverem presentes que acompanharão os Cantores de Coimbra que tomarem parte na Confraternização.
De Lisboa vem um autocarro com Amigos e Admiradores do Eng.º Carlos Couceiro. Convidam-se todos os Antigos Estudantes de Coimbra, sócios e Amigos da Associação Académica e, em especial, os cultores da Música de Coimbra para comparecerem e tomarem parte nos referidos eventos.
"Tito" Costa Santos

Livro/Disco de Paulo Soares

Amigo ou amiga: havia-te enviado um e-mal dando conta do CD+LIVRO que produzo no momento.
A pedido da Universidade, o prazo de participação foi alargado até dia 30 de Abril.
Se quiseres juntar-te aos outros que já compraram e colocaram o seu nome, vai a este site.
Se a tua empresa quiser associar-se ao prestígio da Universidade de Coimbra nesta obra, também pode.
Se puderes ajudar na divulgação, reencaminha esta mensagem. Quem sabe... um amante da guitarra ainda não sabia deste projecto e lhe deste a oportunidade.

DIVULGA E PARTICIPA.

Seja qual for a tua decisão,
AGRADEÇO-A,
na certeza de que
A NOSSA AMIZADE MANTER-SE-Á INOXIDÁVEL.
DIVULGA E PARTICIPA
Grande Abraço!

Paulo Soares (Jójó)
(Caricatura executada por José Maria Oliveira)
*
LIVRO/CD “A GUITARRA E A UNIVERSIDADE DE COIMBRA”
CONVITE à participação na obra
Compre em http://www.paulosoares.com/ até dia 30 de Abril e inscreva o seu nome na obra
Num livro multilingue e em Edição de Autor, o guitarrista Paulo Soares relata o fenómeno da extraordinária Guitarra Portuguesa e da sua ligação cultural à Universidade de Coimbra como um dos motores da preservação e desenvolvimento do instrumento. Obra importante, pois este fenómeno não se encontra, ainda, documentado. Um qualquer estrangeiro ou, mesmo, muitos portugueses dificilmente saberão de onde vem esta música, como foi motivada, ou que deu origem ao mais marcante guitarrista português, de nome Carlos Paredes.
O Livro inclui um CD audio, com várias e diversificadas composições, abarcando vários compositores, ao longo de cerca de 100 anos de arte, interpretadas em Guitarra de Coimbra por Paulo Soares.
As gravações foram feitas no Palácio de São Marcos, com microfones de tecnologia moderna que aproveitam a acústica dos espaços e transmitem o máximo realismo com uma qualidade sonora impressionante.
O autor e intérprete possui um vasto curriculum como músico e como pedagogo da nossa Guitarra, sendo um artista que nos habituámos a respeitar como um dos melhores guitarristas da actualidade. Após vinte e cinco anos de estudo intenso e dedicado, brinda-nos aqui com soberbas interpretações, plenas de capacidade técnica e abundantes de expressões e emoções tão características da nossa música e, mormente, deste património musical.
Participe! A Guitarra de Coimbra é de todos nós!
Casa Municipal da Cultura
Rua Pedro Monteiro
3000-329 Coimbra
Telef. 239 702 630
Fax 239 702 496

sexta-feira, 24 de abril de 2009



Festa, ontem, em Aguada de Cima, com Guitarra e Canto de Coimbra, por este grupo acima representado. Nas guitarras: António Ralha, Octávio Sérgio, José Rodrigues Rocha e José Santos Paulo. Nas violas: Carlos Teixeira, Manuel Dourado e Jorge Rino. A cantar: Castro Madeira, Manuel Borras, José Santos Paulo e Carlos Teixeira. Na primeira foto, António Ralha, acompanhado por José Santos Paulo, toca "A procissão", uma peça de sua autoria.

Etiquetas:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CORDIS

Bruno Costa e Paulo Figueiredo lançaram, há bem pouco tempo, um exemplar CD com guitarra e piano.
Agora criaram um site na internet, CORDIS, que vale a pena visitar.
Este site encontra-se já referenciado nos links deste Blog.

BALADA DA DESPEDIDA DO V ANO MÉDICO DE 1937-1938


Música: António da Silva Fonseca
Letra: António da Silva Fonseca
Origem: Coimbra
Função inicial: teatro amador, récita de despedida
Data: 1938
*
Adeus Coimbra, terra d'amor,
Que tens formado tanto Doutor;
Adeus Mondego das serenatas,
Adeus tricanas, lindas, gaiatas.
*
Das nossas pastas as fitas caiem
Como saudades que não se esvaem;
Ao agitá-las, como comoção,
Soluça a alma e o coração.
*
(Coro)
Este punhado de gente moça já de partida,
Vendo bem perto a hora triste da despedida,
Vem oferecer-te como penhor de gratidão,
As suas capas, as suas fitas, o coração.
*
Quando voltarmos, encanecidos,
Já alquebrados, mas sempre unidos;
Relembraremos com saudade,
A boa gente desta cidade.
*
E até lá pela vida fora,
Rainha Santa, Santa Senhora
Velai por nós, dai-nos alento
P'ra suportamos o sofrimento.
*
(Coro)
Este punhado de gente moça já de partida
Vendo, etc., etc..
*
Informação complementar:
A Récita de Despedida do Curso do V Ano Médico de 1937-1938 foi levada à cena em grande gala, na noite de 29 de Março de 1938, no Teatro Avenida, em Coimbra, e repetida na noite de 4 de Abril seguinte.A peça da récita, escrita em prosa e verso, com três actos e treze quadros, intitulava-se «Gotas Amargas... Quantum Satis...» foi apresentada como obra colectiva do curso. A encenação esteve a cargo de Mário Temido com a colaboração do Dr. Octaviano Carmo e Sá.
Nesta gala de despedida cantou-se também o Fado de Despedida do V Ano Médico de 1937-1938 (A minha capa velhinha), de João Gonçalves Jardim.
A Balada de Despedida foi cantada em palco pelo quintanista Bernardino António de Carvalho Pargana. A partitura foi impressa na Lito Coimbra. Não consta que este tema tenha conseguido popularizar-se, pois nunca a ouvimos na tradição oral das décadas ulteriores e não se lhe conhece gravação fonográfica alguma.
A peça foi composta em compasso 6/8 e desenvolve na tonalidade de lá menor, passando por dó maior.
A letra é bastante banal, num registo masculino que repete os clichés chorosos herdados do decadentismo fini-oitocentista e receitua um rol de lugares comuns apropriados pela propaganda do Estado Novo ao longo da décadade 1930. O 4º verso da 1ª quadra vai mesmo ao ponto de reproduzir a linguagem versática em voga nas canções de maior sucesso no teatro de revista de Lisboa.
Vale sempre a pena redescobrir estas composições epocalmente marcadas e tombadas no esquecimento. Através delas é bem possível reconstituir pedaços do imaginário de uma socidade tradicional académica marcada pela agonia da Aufklärung burguesa e pelos mitemas estadonovistas, num género artístico onde o discurso sapiental raramente oculta o muito que está por fazer.
*
Transcrição: Octávio Sérgio (2009)
Texto: José Anjos de Carvalho e António M. Nunes
Espólio de José Mesquita

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Serenata de Coimbra

Venho comunicar que vai haver uma Serenata de Coimbra promovida pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, no dia 24 de Abril, às 21h30, nos claustros do edifício da Assembleia da República (Largo de S. Bento).

Divulga e comparece!

A Presidente da Direcção

Maria de Fátima Lencastre
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE COIMBRA EM LISBOA
Instituição de Utilidade Pública
R. António Pereira Carrilho, 5 – 1º \ 1000-046 LISBOA
Telef: 218494197
Fax: 218494208
e-mail: aaecl@sapo.pt
Enviado por Rui Lopes

terça-feira, 21 de abril de 2009

Orquestra Clássica do Centro no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Pavilhão Centro de Portugal. Avenida da Lousã. Coimbra
telm 916994160
telf : 239824050
occ@orquestraclassicadocentro.org
www.orquestraclassicadocentro.org
www.pavilhaocentroportugal.net

domingo, 19 de abril de 2009


Livro de Jorge Cravo "A Canção de Coimbra em tempo de Lutas Estudantis (1961 - 1969)". Editora MinervaCoimbra.
Neste volume com mais de 150 páginas, Jorge Cravo dá-nos uma panorâmica do que foram o Canto e a Guitarra de Coimbra no contexto histórico da política vigente.
Livro elaborado com clareza e precisão, bem à altura do nome que o escreveu.

Espectáculo "Canção de Coimbra: Bandeira de Liberdade" ontem, no Convento de S. Francisco. Junto da mesa com o livro de Jorge Cravo "A Canção de Coimbra em Tempo de Lutas Estudantis (1961-1969)", da editora Minerva, o grupo Raízes de Coimbra, o último a actuar, com José Ourives, Octávio Sérgio, Humberto Matias, Heitor Lopes e Mário Rovira. Não está na foto Alcides Freixo.
Gentileza do fotógrafo profissional Carlos Jorge Monteiro (Cajó).